Através de uma boa aliança terapêutica, presencial ou online, busca-se trabalhar as questões trazidas pela pessoa atendida. Além disso, a psicoterapia visa melhorar o insight sobre si e sobre o próprio funcionamento, favorecer o protagonismo na própria vida, aprimorar a qualidade das relações, diminuir eventuais sofrimentos psíquicos e melhorar o bem-estar e a satisfação com a vida.
Com o auxílio de instrumentos validados e algumas sessões de entrevistas, faz-se uma avaliação ampla do funcionamento cognitivo e do humor da pessoa. A saber: avaliação da inteligência, memória, linguagem, fluência verbal, atenção, velocidade de processamento, raciocínio lógico, capacidade de abstração, controle executivo, flexibilidade cognitiva, capacidade visuoconstrutiva, cognição social e humor.
Através do uso de escalas, testes e sessões de avaliação, realiza-se um indicativo de diagnóstico com a finalidade de esclarecer melhor o quadro do avaliando para guiar melhor o plano terapêutico. Em alguns casos, realiza-se esse trabalho com equipe multidisciplinar, em conjunto com psiquiatra, neurologista ou ainda com algum outro profissional de outra especialidade da área da saúde.