Munir a família de conhecimentos específicos da psicologia
Facilitar a introdução do tema da palestra como pauta de diálogo na família
Fortalecer os vínculos familiares e favorecer o crescimento do sistema familiar
A palestra está construída em uma perspectiva da vida do sujeito como uma trajetória, onde as experiências da infância e adolescência são fundamentais para a constituição da personalidade. Serão abordadas as necessidades emocionais fundamentais na infância e adolescência preconizadas por Jeffrey Young, fundador da Scheme Therapy. O intuito é ajudar que a educação e cuidado dos filhos contemplem o aspecto emocional. Público: pais.
De forma breve, serão apresentados alguns dados estatísticos e consequências negativas para o usuário. De forma mais detalhada, serão trabalhados, em uma perspectiva positiva e esperançosa, os princípios psicoterápicos para o sadio enfrentamento da "adição à pornografia" em uma perspectiva multidimensional. Comentar-se-á algumas medidas preventivas positivas que os pais podem tomar no cuidado dos filhos para que tenham melhores condições de enfrentar essa onda avassaladora. Público: pais (e filhos acima de 11/12 anos).
Explanação sobre o papel do estudo e do trabalho no amadurecimento psicológico e enriquecimento da personalidade. Serão abordados a relação dessas realidades com o fortalecimento da autoestima, o desenvolvimento da capacidade relacional e do estabelecimento de limites realistas. Comentar-se-á também o impacto delas não só no desenvolvimento cognitivo, mas também no favorecimento de uma melhor regulação emocional. Público: pais (e filhos acima de 11/12 anos).
Sobre a obsessão e compulsão e suas diversas apresentações: desde sintomas até traços de personalidade. Serão abordadas também outras manifestações comuns como o perfeccionismo e a escrupulosidade. A palestra será centrada em estratégias para o manejo da angústia e da dúvida bem como do desenvolvimento da flexibilidade. Público: pais (e filhos acima de 13/14 anos).
Aprendendo sobre PAS (pessoas altamente sensíveis) através da exploração de estudos realizados pela psicóloga e pesquisadora Elaine Aron. A palestra será centrada em chaves para lidar com essas características no "outro" e em si mesmo, e fazer um bom proveito delas. Público: pais (e filhos acima de 13/14 anos).
A estreita convivência familiar pode realçar os erros e as imperfeições do "outro". Nesta palestra, serão abordadas estratégias para elaborar e lidar de forma sadia com essas questões, com a ambivalência e com as emoções e sentimentos do espectro do nojo, ojeriza e repulsa. Público: pais (e filhos acima de 11/12 anos).